3 riscos para se evitar em um contrato jurídico

contrato jurídico
Postado em Sem categoria

Ter uma boa assessoria jurídica é um dos maiores segredos para iniciar seu negócio da maneira certa. Ela pode auxiliar em diversos nichos da sua empresa e principalmente na hora de fechar um contrato jurídico, pois evitará os riscos que podem vir com um contrato que não é averiguado, quer saber quais são? Continua por aqui!

Com o meio digital, tornou- se muito mais fácil encontrar contratos prontos na internet. Assim, o empreendedor acredita que pode fazer e redigir o seu próprio contrato, sem o auxílio de um profissional especializado, isso acaba se tornando uma bola de neve que só vai trazer mais prejuízos para o negócio. O principal risco de usar modelos prontos para fazer o seu contrato, sem precisar de um advogado, é não compreender a real extensão dos termos jurídicos e técnicos.

Riscos jurídicos sem um contrato jurídico

O contrato não é apenas uma formalidade. Cada cláusula contém um significado jurídico no contexto da legislação, assim, qualquer expressão mal empregada pode causar o efeito contrário do que ela desejava passar. 

Existem alguns elementos essenciais que devem estar perfeitamente descritos em um contrato, são eles:

A qualificação de partes, que consiste na identificação do contratante, onde devem constar o nome completo, estado civil, profissão, número dos documentos, endereço, contatos.

O objeto do contrato, que é uma cláusula que vai expressar de forma clara e objetiva o que está sendo contratado.

As obrigações do contratante e do contratado.

Os preços e condições de pagamento.

A duração do contrato.

Os reajustes.

As despesas.

A resolução contratual.

A cláusula penal.

O foro.

E por último mas não menos importante, as considerações gerais.

Nenhum contrato é igual ao outro, cada negociação tem suas próprias particularidades, e por isso é tão importante que este seja feito de forma legal e que fique compreendido por ambas as partes. 

O advogado jurídico não atua apenas na solução de problemas já estabelecidos, ele foca na redução de riscos e prevenção de danos, atuando como seu consultor e orientador. 

A advocacia preventiva oferece todo o suporte jurídico necessário para que a empresa consiga desenvolver suas atividades de forma mais segura e produtiva. Além de evitar problemas e minimizar o risco de processos judiciais e perdas financeiras, esse tipo de serviço contribui no desenvolvimento de boas práticas dentro da empresa.

Está precisando de uma assessoria jurídica para a sua empresa? Entre em contato diretamente comigo através do meu linktree.