Gestão de crise o que é?

gestão de crise
Postado em Dicas

A administração de um negócio ou empresa é um processo complexo que exige do empreendedor uma ampla visão de mercado para se adequar a ele, bem como inúmeros desafios que podem vir a ocorrer durante sua trajetória. Desta forma , o gerenciamento de crise vem ganhando muito mais destaque na atividade empresarial como uma maneira de se manter competitivo e garantir a sobrevivência do seu negócio.

O que é gestão de crise?

A gestão de crise é um processo no qual a empresa lida com um problema inesperado que ocorreu e pode lhe causar muitos prejuízos, principalmente prejudicar sua imagem. Venha entender um pouco mais sobre gestão de crise e como ter um advogado competente ao seu lado pode ajudar a contornar essa situação.

Acidentes, denúncias trabalhistas, vazamento de informações, entre outras coisas, podem causar uma baita dor de cabeça para um empresário, principalmente para aquele que não estava preparado para lidar com esse evento, ameaçando assim, a sua própria existência. E a resposta para isso envolve um planejamento eficaz, processos muito bem estruturados, uma assessoria jurídica de ponta e uma comunicação alinhada.

É natural que em uma situação de crise, a primeira pessoa a ser acionada seja um advogado e, logo em seguida, o profissional de relações públicas, e é muito importante que esses dois nichos trabalhem em sintonia, pois a imagem e reputação da empresa depende unicamente deles, principalmente quando a crise envolve a imagem da empresa. 

O fato de ter o apoio de um profissional especializado, que conhece a fundo as leis já é um avanço enorme para que a sua crise seja contornada. A presença de uma assessoria jurídica faz total diferença em problemas tanto internos, envolvendo, por exemplo, questões trabalhistas, tributárias e contratuais, quanto externos, orientando na relação do produtor com o consumidor.

A presença do advogado na escolha de regimes tributários é fundamental pois ele pode promover uma redução considerável na hora de recolher impostos, iniciando pela escolha do regime tributário mais adequado e evitando o pagamento de multas pelo descumprimento de alguma norma. É um investimento que ajuda a otimizar custos e ganhar respeito.

Uma melhor gestão da força de trabalho é uma das principais vantagens para quem conta com a assessoria jurídica, pois os advogados profissionais estão aptos a auxiliar desde o momento da contratação e, quando necessário, na demissão dos membros da equipe.

Sem dúvida, isso economiza custos para a empresa, pois reduz o litígio e aumenta a produtividade dos funcionários, pois eles se sentem à vontade para trabalhar em um ambiente que respeita seus direitos.

Quando as empresas estão bem estruturadas nesse sentido, o impacto em tempos de crise é muito menor.

Quando se trata de direitos do consumidor, o trabalho de um advogado ajudará a construir uma imagem credível para a empresa. A atuação do profissional vai além de evitar problemas legais e direciona a entrega de um serviço de qualidade.

Para não incorrer em insucesso ou abuso de poder econômico, conhecer e cumprir as regras de defesa do consumidor é fundamental para quem busca ser referência e competir com os melhores players do mercado.

Clientes respeitados são sinônimo de satisfação. Por isso, a existência de assessoria jurídica desempenha um papel vital na orientação da empresa no caminho da excelência e na resposta a momentos de crise com a necessária cautela.

A gestão de crises é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de negócio, independentemente do seu porte ou área de atuação. Qualquer negócio pode enfrentar um momento crítico, e a diferença para sair mais rápido do momento crítico está justamente na preparação e antecipação dos riscos.

As empresas não nascem prontas para todos os desafios, mas com a expertise dos profissionais certos, a superação de obstáculos se torna menos dolorosa.

Gostou dessas informações? Tenha acesso a mais pelas nossas redes sociais:  Facebook e Instagram